24 de nov. de 2008

A REALIDADE AUMENTADA, TECNOLOGIA QUE TRANSPORTA O MUNDO VIRTUAL PARA O MUNDO REAL

Grupo: Interatividade Virtual - por: Anna Beatriz Domingos, Bruna Lavor, Elisa, Felipe Moreira, Suzanne e Luciana Araujo

Realidade Aumentada mistura objetos virtuais com o cenário real, produzindo um ambiente único, sobreposto ao ambiente físico disposto na frente do usuário, facilitando a análise e a interação com gráficos e a exploração de aspectos cognitivos, relatados com a compreensão da informação.

A Realidade Misturada, misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada.

Diagrama de realidade/virtualidade contínua

Na realidade aumentada são utilizados um capacete ou óculos especial, cujas lentes são exibidas imagens computadorizadas, ou seja, que exibem gráficos virtuais, dando uma maior dimensão ao olho humano, e já está sendo utilizados de várias formas: em alguns centros cirúrgicos americanos ,os médicos já operam com óculos especiais. Para checar informações dos equipamentos em uso, não precisam olhar para monitores. Eles têm todos os dados em seu campo de visão. Em treinamentos militares, a realidade aumentada pode substituir com vantagens a realidade virtual. Em vez de participar de simulações conduzidas em laboratório, que têm muito mais a ver com videogames do que com o campo de batalha, os soldados podem estar no campo, enxergando representações de inimigos em movimento. O equipamento permite praticar com armas de verdade, atirando em alvos móveis -- ainda que virtuais --, que se comportam de maneira idêntica ao inimigo e são controlados em laptops. O sistema já é usado pelas Forças Armadas americanas.

Em um parque temático francês Parc du Futuroscope vai inaugurar em abril uma atração que leva o nome sugestivo de "O futuro é selvagem". Com óculos personalizados, os visitantes vão participar de um safári peculiar: em vez de leões e hipopótamos, verão dinossauros. Fones de ouvido reproduzirão os sons do ambiente terrestre de milhões de anos atrás. Segundo os organizadores, a experiência tem mais qualidade do que os cenários em terceira dimensão porque permite que os usuários se movimentem entre os animais e tenham diferentes percepções das cenas e dos movimentos. "É quase um show de mágica", disse à revista The Economist Bruno Uzzan, presidente da Total Immersion, empresa que criou a atração, a um custo estimado de 10 milhões de dólares.

Ainda há obstáculos técnicos a superar para que a realidade aumentada esteja presente nas empresas. A fabricante de aviões européia Airbus testou um sistema para a visualização dos ductos que perpassam as aeronaves, mas desistiu do projeto. Além do preço, a questão da mobilidade ainda não tem solução: os usuários devem carregar os computadores consigo para realizar as tarefas. Uma vez superados aspectos importantes como esses, diz o professor Ezequiel Zorzal, da faculdade de computação da Universidade Federal de Uberlândia, a tendência é de aplicação da tecnologia até mesmo nas situações mais comuns. "No futuro, o consumidor poderá ir ao supermercado com alguma espécie de óculos ou capacete e ser informado automaticamente sobre a localização de um produto", diz Zorzal. "Da mesma forma, poderá estar no carro indo a um restaurante e, ao informar ao navegador o seu destino, conseguirá ver a indicação do caminho pintada nas ruas, além de propagandas exibidas de acordo com seu interesse." No que depender da criatividade dos pesquisadores, não haverá limites para a aplicação da realidade aumentada.

Como funciona a realidade aumentada:

A nova tecnologia sobrepõe informações digitais ao mundo real e tem diversas aplicações possíveis. Veja como ela é usada em um projeto piloto da alemã BMW

1 - A montadora alemã BMW criou um projeto piloto para usar os sistemas de realidade aumentada no treino de mecânicos. A idéia é apontar, no próprio motor dos carros, o passo-a-passo do conserto a ser realizado.
2 - Os óculos exibem gráficos virtuais sobre a imagem que o mecânico enxerga. Ela é tridimensional, animada e tem diferentes cores
3 - Além de visualizar as áreas destacadas, os óculos têm fones de ouvido acoplados para que os técnicos recebam as instruções de como proceder.

BIBLIOGRAFIA: REALIDADEAUMENTADA
E A REVISTA EXAME Por Camila Fusco (EDIÇÃO 914-20 DE MARÇO DE 2008)

TÍTULO :
Muito além da realidade | 20.03.2008

Nenhum comentário: