21 de nov. de 2008

Um toque mágico - A leitura das veias do dedo substituirá as digitais

Grupo: Cyberpunk - por: Wilame Januário, Klinger de Sousa, Vanessa Fugi, Cecília de Queiroz, Allyson Reis e Afrânio Albuquerque

Métodos tradicionais de identificação, como a verificação das impressões digitais e a leitura da íris, podem estar ultrapassados. Uma revolucionária e eficaz tecnologia começa a ser utilizada em larga escala por empresas japonesas e européias, informa o jornal britânico The Times. Trata-se do reconhecimento das veias de um dos dedos, geralmente o médio. Funciona assim: um scanner portátil emite raios infravermelhos que são parcialmente absorvidos pela hemoglobina do sangue. A disposição dos vasos sanguíneos é traçada então em imagens tridimensionais.

Toda essa informação é transformada num sinal digital e enviada a um sistema de dados no qual o mapa das veias do indivíduo está registrado. É feita então a comparação – e tudo isso com o simples contato do dedo no aparelho.

A tecnologia vem sendo desenvolvida pela empresa japonesa Hitachi desde 1997. O sistema já é utilizado há dois anos em caixas eletrônicos de Tóquio. Nos próximos meses cerca de 20 mil scanners serão instalados em lojas e quiosques de dois grandes grupos do Japão. (...)

A grande vantagem desse método, dizem os fabricantes, é a confiabilidade. As impressões digitais podem ter a leitura alterada por raspagem. As alterações nas condições da luz mudam o tamanho da pupila e distorcem a leitura da íris, dificultando sua leitura. Já o mapa das veias seria impossível de manipular. Nem mesmo gêmeos têm o mesmo traçado.

Uma tecnologia parecida foi desenvolvida pela também japonesa Fujitsu, diz o site IDG Now!. A diferença é que as veias escaneadas são as da palma da mão, e não as do dedo. A tecnologia já é empregada em lojas no Japão e por empresas de planos de saúde nos Estados Unidos. Os pesquisadores esperam expandir em breve o serviço. Uma utilidade em estudo é a substituição da chave do automóvel pela leitura das veias. Mais adiante até mesmo o pagamento de contas poderá ser feito dessa maneira, com um simples e mágico toque da ponta do dedo.

(Revista Semanal (on-line). São Paulo: Abril, número 45, novembro de 2008. Disponível na internet. URL: RevistaAbril
)

Nenhum comentário: