26 de nov. de 2008

Entendendo a ciberdemocracia

Equipe: Cyberdemocracia - por: Carlos Alexandre, Bruna Rolim e Manuela

Analisando as ferramentas de comunicação quanto à eficiência, e à rapidez de disseminação no tempo e no espaço, é incontestável a importância da internet, que se apresenta como a ferramenta de comunicação mais democrática e inovadora de todos os tempos.

O advento da grande rede provocou mudanças radicais na sociedade em um curto espaço de tempo, levando-se em consideração a evolução natural e gradativa que ocorria nas sociedades. A grande rede possibilitou a diminuição das distâncias, com suas ferramentas de e-mails, mensagens instantâneas, sites de relacionamento pessoal, sites de relacionamento profissionoal, entre outras. Possibilitou ainda o amplo acesso às informações sobre qualquer assunto como: política, economia, artes, cultura, história ou qualquer outro segmento. É simples resolver um problema jurídico ou de comunicação empresarial com um dos maiores juristas ou consultores do mundo, sem se deslocar da frente da tela, bem como fazer um curso com um dos melhores profissionais da área sem sair de casa.

Este é o espírito da cyberdemocracia, é a proximidade tanto de pessoas, quanto de informações ou produtos. Diante do universo virtual, o internauta pode baixar músicas para o seu computador, podendo acessa-las a qualquer momento, sem ter que pagar por isso, democratizando a música possibilitando que qualquer um ouça desde “Bonde do Tigrão até Mozart”. Possibilita também a projeção ao mundo artístico, desta forma cantores não precisam mais se submeter à exploração das gravadoras lançando-se ao mercado virtual.

Nesse ambiente é aceito qualquer indivíduo, não há discriminação quanto à classe social, raça, nacionalidade, idade, sexo ou qualquer outra sub cultura, inclusive podendo o internauta interpretar um papel, criar um personagem. Basta que a pessoa possua uma ferramenta que à leve para rede. Situação nos dias atuais bastante comum, pois além dos preços acessíveis dos microcomputadores, já se pode acessar a internet através de um aparelho celular ou ainda freqüentar lan houses que oferecem internet banda larga por preços cada vez mais acessíveis.

Segundo Filipe Correia, membro do Centro de Mídia Independente, em entrevista dada no dia 23/12/2003 ao próprio site do CMI-BRASIL, define a ciberdemocracia como nada mais do que a dimensão que a internet tem alcançado, gerando um novo leque de ferramentas para comunicação em grupo. Neste meio verificou-se que tratava-se de uma forma mais democrática da comunicação na qual um indivíduo qualquer poderia criar a sua própria comunidade virtual, proporcionado-o uma interação virtual. Desta forma, Correia também comenta sobre o encontro virtual de grupos sociais através de e-mails, chats, e fóruns virtuais. Possibilitando aos indivíduos a se reunirem, uma vez que os encontros pessoais estão ficando cada vez mais raros, devido não só a falta de tempo como a fator demográfico, já que as pessoas constróem amizades com indivíduos do outro lado do mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciber-democracia
CORREIA, Felipe. A cyber democracia. Em entrevista a CMI-BRASIL.2003

Notícias sobre cyberdemocracia:
Itaulab

Palestra André Lemos

No cotidiano

Nenhum comentário: