23 de nov. de 2008

A Origem da Música Eletrônica

Equipe: Música Eletrônica - por: Amanda, Clara Luna, Marcus Davis, Mariana Sudário, Paulo Antônio, Robson Bonfim

Muitos discutem sobre a origem da música eletrônica, mas sabe-se que ela se originou nos EUA e Europa.

A música eletrônica pop surgiu como herança da discoteca dos anos 70, acrescentando-se sintetizador, bateria eletronica e sampler (aparelho que armazena sons digitalemente), dai vem o som futurista do tecno, que como o próprio nome sugera a tecnologia.

Nos EUA, temos nomes como Juan Atkins, pai do tecno em Detroid, Marshall Jeferson, Jamie Principle, Ron Hardy, pioneiros do house em Chicago. Já na Europa temos os Chemical Brothers e o FatBoySlim que atuam nos segmentos tecno e house respectivamente, inclusive sendo até mais conhecidos pelo grande público.

A música eletrônica possui várias vertentes que só conhece quem já possui o hábito de escutar; tecno, hard tecno, drum´n base , electro, acid tecno, trance, psy trance, house, funk, break entre outras. Pode-se dizer todas as músicas que se utilizam da parafernália eletrônica para serem criadas, podendo conter voz ou não, em geral são apenas batidas dançantes.

Em 1988, na Inglaterra surgiu o fenômeno acid house e atualmente temos nome como Carl Cox e Paul Oakenfold. Também foi na terra inglesa que surgiram as primeiras batidas do drum´n base.
As raves surgiram como ponto culminante em termnos de música eletrônica , pois nessas festas é o único estilo que é tocado por DJs.

As festas raves tem decorações, efeitos e simbologia diferentes para cada vertente da música eletrônica.

Outra coisa que também chama atenção é para o grande número de pessoas que utilizam drogas sintéticascomo ácido lisergico e ecstasy nas raves. Inclusive existem frequentadores que só vão para essas festas no intuito de utilizarem drogas, assim como se fazia em Woodstock, no entanto sem a ideologia da Paz e Amor que a contra-cultura se utilizava para justificar os meios e os fins.

Nenhum comentário: