20 de nov. de 2008

INTEL Promove Interação Virtual Inédita com o WEBLIN 3D para a Imprensa

Grupo: Interatividade Virtual - por: Anna Beatriz Domingos, Bruna Lavor, Elisa, Felipe Moreira, Suzanne e Luciana Araujo

Em ação inédita no Brasil, jornalistas serão atendidos pelo assessor de comunicação virtual na sala de imprensa da Intel

A Intel anuncia o uso da plataforma Weblin 3D para interação com a imprensa brasileira. O Weblin é uma ferramenta gratuita de instant messaging que permite a interação entre as pessoas, via chat público ou privado, quando seus avatares encontram-se no mesmo website. É a primeira vez no Brasil que uma empresa utiliza essa plataforma para ações de comunicação.

A primeira ação com os avatares foi o "Intel Virtual Challenge", gincana virtual para os jornalistas participantes do Editor's Day 2008, realizada no início de setembro. O Intel Virtual Challenge teve por objetivo ampliar o conhecimento da imprensa brasileira sobre a companhia de forma lúdica, utilizando o conteúdo disponível nos sites, blogs e outros espaços da empresa na web. O evento virtual contou com a participação de executivos da empresa, que também usaram avatares personalizados e puderam interagir com a imprensa para esclarecer dúvidas. A ação foi conduzida pela área Digital da Burson-Marsteller Brasil.

A partir da próxima semana, os jornalistas serão atendidos em plantões pré-definidos na sala de imprensa da Intel Brasil pelo assessor de comunicação virtual, que estará à disposição para orientá-los e guiá-los pelas páginas do site e facilitar o acesso aos dados, fotos e vídeos da companhia. O avatar de comunicação também estará disponível em eventos específicos nos quais a Intel participe e em projetos especiais promovidos pela empresa, como coletivas de imprensa. Dessa forma, inclusive os veículos fisicamente distantes da sede da empresa em São Paulo poderão ter acesso às novidades anunciadas.

"A Intel é a primeira empresa a utilizar o Weblin no Brasil, pois acredita que a interação digital é uma forma cada vez mais poderosa para o relacionamento com os públicos. A idéia é expandir a ação do Editor's Day e continuar a utilizar o Weblin até o final deste ano como num canal adicional de relacionamento com a imprensa brasileira", diz Elber Mazaro, Diretor de Marketing da Intel Brasil.

"O Weblin é uma plataforma para experiências sociais e apostaremos cada vez mais na criação de conteúdos locais para meios como esse. Nossa gincana é uma maneira divertida de testar conhecimentos sobre tecnologia e aprender mais", completa Mazaro.

A empresa aposta continuamente no mundo digital. Em agosto de 2007, a empresa lançou a campanha "Mais de Mim". O filme, considerado uma das maiores produções já realizadas para internet no país, especulava sobre a possibilidade de se multiplicar e realizar diversas atividades ao mesmo tempo. A empresa também foi uma das primeiras a trabalhar com avatares no Second Life, quando realizou uma festa virtual para celebrar seus 20 anos de Brasil. Além de campanhas de marketing específicas para o público virtual, especialistas da companhia mantêm os blogs Digital@Intel e Educação Digital@Intel, além do site Next Generation Center.[14]

De acordo com Rogério de Paula, Gerente de Pesquisas Etnográficas da Intel, as redes sociais hoje têm grande valor cultural e por estarem presentes no dia-a-dia das pessoas, desenvolveram um alto grau de importância e competição. "Quanto mais bem sucedida for a pessoa no mundo virtual, seja por meio de um quiz ou na quantidade de amigos relacionados em seu perfil, mais destaque terá em seu meio social e maior será sua propensão à competição", explica o pesquisador.

SEGS Fonte ou Autoria é : Ana Dantas 01-Out-2008

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