21 de nov. de 2008

FAZER A DIFERENÇA - Mundo Digital: Internet para todos

Grupo: Cidadania e Democracia na Cybercultura - por: Juliana Lima e Monaliza Pereira

Piraí é uma cidade localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro a aproximadamente 80 quilômetros da capital, possui cerca de 23 mil habitantes e foi pioneira no seu estado na implementação de uma infra-estrutura própria de fibra ótica para transmissão de dados em alta velocidade e suporte a tecnologias sem fio em todo o município. Hoje é considerada uma das sete mais digitalizadas do mundo.

O programa “Piraí – Município Digital” integra redes governamentais a redes comunitárias e corporativas, seu objetivo é democratizar o acesso aos meios de informação e comunicação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social e ampliando os horizontes da cidade.

Para que fosse possível seu sucesso foi necessário a participação e engajamento de vários atores e comunidades organizadas em torno de um processo virtuoso de melhoria das condições sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas dos municípios; além da articulação entre os setores Públicos e Privado e o Terceiro Setor, visando a integração de uma agenda positiva de tomada de decisão sobre o uso dos recursos e potencialidades locais;

O Município Digital abrange 39 edifícios públicos com 144 computadores e mais 20 estabelecimentos de ensino com internet rápida, num total de 6.300 alunos e 188 computadores (33 alunos por computador). Todas as repartições públicas de Piraí, da sede da prefeitura às escolas, estão conectadas à Internet em alta velocidade. Ondas de rádio emitidas por estações situadas em morros acima da cidade trazem informação digital a 14 megabits por segundo. O sinal é capturado por antenas, do tamanho de maços de cigarros, instaladas em postos de saúde, na sede da Prefeitura, e em quiosques a céu aberto, que permitem conexão gratuita à população.

Os Telecentros deste programa já atendem 220 pessoas por dia (alunos, donas de casa, professores e universitários), para fins como receitas, contas bancárias, pesquisas e entretenimento. E já existem planos para a instalação da Instalação da Estação Futuro, que além de Telecentro servirá para o desenvolvimento de cursos, empreendedorismo, artesanato entre outros; Expansão de Projetos de Conteúdos Digitais, como o sistema de gestão em rede (educação, saúde, segurança, outros); Ouvidoria Municipal; Laboratório de desenvolvimento e multimídia de software (Litap) e expansão da rede SHSW para domicílios e empresas privadas do Município de Piraí.

O Programa fez uma revolução na cidade. Foram disponibilizados 25 mil e-mails gratuitos, os jovens estudantes estão mais assíduos nas bibliotecas e têm mais interesse em aprender e pesquisar; os servidores públicos, professores e estudantes que terminaram o curso médio têm à sua disposição cursos de graduação e pós-graduação viabilizando a continuidade dos estudos (a faculdade mais próxima de Piraí, com boa qualidade de ensino, fica a quase 90 km); com a entrada de novas empresas aumentou-se, conseqüentemente, o número de “bons empregos”, o que tem fixado os talentos profissionais na própria cidade; os moradores da área rural têm informações sobre a cotação da sua produção, informações sobre como exportar um produto, preços dos insumos utilizados etc.; os idosos podem ver e comparar o preço dos produtos e serviços que consomem, aumentando a sua capacidade de compra, entre outros.

Fonte: Faça a diferença - uol

Nenhum comentário: