Para que isso aconteça se faz necessário o uso de alguns dispositivos capaz de fornecer ao usuário essas experiências sensoriais.
Alguns deles são:
• Capacete de visão: Proporciona aos olhos imagens artificiais mescladas à visão do real circundante.
• Luva de Dados ou Macacão de Dados: Faz com que o usuário viaje por um espaço tridimensional.
Assim o indivíduo pode navegar em todas as direções e de todas as formas, tocar em objetos estranhos e manipulá-los, ou seja, ver, ouvir, manipular e tocar. Subdividindo-se em:
Realidade Virtual de Simulação: Utiliza dispositivos que faça o usuário se sentir no mundo virtual, porém não está.
Realidade Virtual de Projeção: O utilizador está fora do mundo virtual, mas pode se comunicar com personagens ou objetos virtuais.
Realidade Virtual Aumentada: Utiliza um capacete específico que combina imagens entre o mundo real com o mundo virtual.
Realidade Virtual de Mesa: Utiliza de monitores e óculos em conjunto com um projetor onde o utilizador vê o mundo virtual.
No século XXI , a RV se expandiu em algumas áreas comerciais como:
• Jogos
• Simuladores
• Arquitetura e urbanismo (imersão em espaços arquitetonicos)
• Tele-conferência
Fonte: Wikipédia - CADOZ, Claude. Realidade Virtual. Ed ática, 1997.
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