21 de nov. de 2008

Realidade Virtual - O que é?

Grupo: Jogos Eletrônicos - por: Arnaldo Bruno, Ednardo Chagas, Karinne Pavão, Débora Almeida e Louise Martins

Com o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, a realidade virtual, ou ambiente virtual usa técnicas aplicadas entre um sistema operacional e um indivíduo.
Para que isso aconteça se faz necessário o uso de alguns dispositivos capaz de fornecer ao usuário essas experiências sensoriais.

Alguns deles são:
• Capacete de visão: Proporciona aos olhos imagens artificiais mescladas à visão do real circundante.
• Luva de Dados ou Macacão de Dados: Faz com que o usuário viaje por um espaço tridimensional.

Assim o indivíduo pode navegar em todas as direções e de todas as formas, tocar em objetos estranhos e manipulá-los, ou seja, ver, ouvir, manipular e tocar. Subdividindo-se em:

Realidade Virtual de Simulação: Utiliza dispositivos que faça o usuário se sentir no mundo virtual, porém não está.

Realidade Virtual de Projeção: O utilizador está fora do mundo virtual, mas pode se comunicar com personagens ou objetos virtuais.

Realidade Virtual Aumentada:
Utiliza um capacete específico que combina imagens entre o mundo real com o mundo virtual.

Realidade Virtual de Mesa:
Utiliza de monitores e óculos em conjunto com um projetor onde o utilizador vê o mundo virtual.

No século XXI , a RV se expandiu em algumas áreas comerciais como:
• Jogos
• Simuladores
• Arquitetura e urbanismo (imersão em espaços arquitetonicos)
• Tele-conferência

Fonte: Wikipédia - CADOZ, Claude. Realidade Virtual. Ed ática, 1997.

Nenhum comentário: